top of page

ANANDA GUIMARÃES (AM)

 

Ananda Guimarães, diretora, atriz e palhaça, é pesquisadora das artes da cena e atua como palhaça/diretora na Coletiva de Palhaças. Diretora do Coletivo de Investigações Artísticas Erva Daninha, arte-educadora e fundadora do Laboratório de Pesquisa em Artes da Cena no CAIA Criativo (Trilhares), onde desenvolve a Metodologia DEF, que aborda as perspectivas de uma professora com baixa visão. No campo da acessibilidade cultural é fundadora e representante do ADA (Artistas DEFs do Amazonas) e participa do GT de Acessibilidade Cultural da FUNARTE, pesquisadora do ACESSA MAIS - mapeamento de artistas com deficiência em todos os territórios brasileiro UFBA-MINC e consultora em acessibilidade cultural no Amazonas.

Perfil - Arthur Baldin.jpg

ARTHUR BALDIN (SP)

 

​Arthur Baldin é ator, escritor e professor. Como ator, possui um monólogo autobiográfico chamado Tião, Meu Glorioso Café. Dirigido por Nando Bolognesi, trabalho que trata de questões do universo da pessoa com deficiência. Este espetáculo esteve em turnê no estado de São Paulo, via Lei de Incentivo PROAC. Na publicidade gravou comercial institucional para empresa Recarga Pay(2022). No audiovisual, concluiu a adaptação de seu monólogo Tião meu Glorioso café, está em processo de gravação com o Longa, As horas Seguintes, participou do média metragem Des.Conect.Se (2021) e do curta Quanto Mais Mandar Calar, Eu Falo, feito para a semana Modos de Acessar, organizado pelo Sesc (2020), todos trabalhos dão protagonismo para pessoa com deficiência. Foi ator e diretor na peça Segismundo ExtemporÂneo (2022) e Preparador de Elenco no espetáculo Divertidamente, da Associação Fernanda Bianchini(2021), onde pode dirigir o ator Cléber Tolini.

Perfil - Maria Fernanda Carmim.jpeg

CALUH MARQUES (AM)

 

Caio Luiz Marques, também conhecido como Calu Marques, ator, palhaço, pesquisador das artes das cenas e médico pediatra, iniciou a vida artística ainda na infância em cursos livres de teatro e dramaturgia e seguiu seus estudos na vida adulta. Dirigiu e atuou no espetáculo Rios de Dentro (2023), participou dos espetáculos musicais Ópera do Malandro (2021) e As Aventuras de Matilda, o Musical (2020, 2021), da Montagem Cênica de Vestido de Noiva (2021) e do I Festival de Cenas Curtas da Casa Trilhares (2020) com o monólogo autoral Dos 8 aos 28. Atualmente pesquisa Palhaçaria Contemporânea e Dramaturgismos Nortecentrados, pensando a criação artística nortista como impulso cênico.

Perfil - Ciane Fernandes.jpg

CIANE FERNANDES (BA)

 

Professora titular da Universidade Federal da Bahia e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade; professora também do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA; mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University e Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies. Desde 2008, tem enfocado a Somática e o Sistema de Movimento Laban/Bartenieff aplicados à Prática Artística como Pesquisa, no contexto da performance em campo expandido, em especial da ecoperformance em ambientes aquáticos, em diálogo com a diversidade e a deficiência.

Snapinsta.app_273210701_495636068566861_5593624674906951208_n_1080.jpg

CARLOS ALBERTO FERREIRA (UFS - SE)

 

Carlos Alberto Ferreira (SE) é coordenador do V Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens. É encenador, performer, ator, produtor teatral. Docente Adjunto do curso de Teatro na Universidade Federal Sergipe (UFS). Doutor em Artes Cênicas pela UFBA; cursou o Doutorado-Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (PDSE-CAPES); Mestre pelo PPGAC-UFBA (2012-2014). Graduado em Artes Cênicas Licenciatura e Bacharelado com ênfase em Direção Teatral e Interpretação, pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006-2011).

Perfil - Catarina Duarte.jpg

CATARINA DUARTE (SE)

 

Bailarina com experiência em Jazz Dance e Dança Contemporânea. Passou pela Eletiva Poéticas do Movimento de Renata Carvalho, como também pelo CDT Tia Aila, e tem vários certificados artísticos. Além disso, apresenta em festivais nacionais, ganhando prêmio no XII Festival Galeria da Dança com o grupo de Jazz do CDT Tia Aila. Atualmente, é integrante do Ventania Grupo Artístico, grupo independente da cidade de Lagarto.

Cristina-Goncalves-socialista-cega-e-pre-candidata-a-deputada-na-Bahia-28-07-768x576.png

CLARISSA CRISTINA (BA)

 

Clarissa Cristina Oliveira Gonçalves, conhecida como Cristina Gonçalves, é uma mulher cega, tem 60 anos, é professora aposentada e atriz. Ela é casada, tem dois filhos e um neto. Filha de camponeses que vieram a Salvador diretamente dos municípios de Jequié e Ipiaú, Cristina perdeu a visão aos 23 anos e, desde então, trava uma luta contra o preconceito. Sua trajetória de militância e ativismo social somam 34 anos.

Perfil - Clarissa Costa.jpg

CLARISSA COSTA (CE)

 

Clarissa Costa é artista da dança, do tipo que se encontra atuando nos palcos, nos bastidores, nos ensaios, nas aulas, nos forrós, atrás do computador, nas produções e onde preciso for. Iniciou sua carreira ainda na infância, com dança criativa, cresceu se aprimorando no balé clássico, formou no Curso Técnico em Dança do Ceará, é bacharela em Dança pela UFC e aprende atuando do dançar a dois através do Método Omì, na cena com a Cia. Dita e outros artistas independentes. Lidera o projeto Dança-Libras desde 2014, onde assina a direção de 4 espetáculos que protagoniza a Libras como instrumento de criação e comunicação, facilita oficinas, palestras e consultorias em torno do tema arte, estética e acessibilidade. E segue se aliando a artistas dispostos a lascar o capacitismo.

Perfil - Diana Hora - Ventania Grupo Artistico.jpg

DIANA HORA (SE)

 

Estudante do 1° período de teatro na Universidade Federal de Sergipe. Possui deficiência física, faz parte do Ventania Grupo Artístico e do Grupo Livre De Artes ambos atuantes em Sergipe e mais especificamente em Lagarto - SE .

Diego_Face_1.jpg

DIEGO PIZARRO (BSB)

 

Professor efetivo do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), desde 2010, onde coordena o grupo de pesquisa CEDA-SI - Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação. Realiza estágio pós-doutoral (2022-2023) sobre Somática da Voz na Universidade de Brasília, bolsista CAPES/BRASIL. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), desde 2022. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2020), com período sanduíche na University of North Carolina at Greensboro (UNCG, 2018), supervisionado por Dr. Jill Green. Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2021 na área de Artes, com o trabalho "Anatomia Corpoética em (de)composições: três corpus de práxis somática em dança". 

Perfil - Esther Laurita 5.jpg

ESTHER LAURITA (SE)

 

Com uma trajetória que começou em 2016, Esther Laurita se destaca como uma artista visual em Aracaju, Sergipe, trazendo à cena local reflexões profundas sobre a psique humana, a áurea feminina e a saúde mental. Suas obras, que transbordam sensibilidade e introspecção, convidam o espectador a mergulhar em um universo de emoções e questionamentos. Desde o início de sua carreira, Esther tem explorado temas que ressoam com o cotidiano e as experiências pessoais, criando um diálogo entre a arte e a vivência interna. Seu trabalho não apenas embeleza espaços, mas também provoca uma reflexão crítica sobre importantes questões sociais e psicológicas.

38dd58b0-4a0a-41c2-aa38-3c99be797fa1.jpg

GISLANA MONTE VALE (RJ)

 

Gislana Maria do Socorro Monte do Vale (CE) é uma mulher negra, cega, ativista pelos Direitos Humanos, escritora, poeta, doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará e pesquisadora Colaboradora do Laboratório Corpos Naturezas e Sentidos (LABCONATUS) da Universidade Federal Fluminense. É pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural (GPAAC) da Universidade Federal de Sergipe, vice-coordenadora do Fórum de Acessibilidade Cultural da ABRACE e membra dos GT’S de Acessibilidade Cultural da FUNARTE e do Ceará.

Perfil-Gislaine-Ferreira.jpg

GISLAINE FERREIRA (MG)

 

Professora do quadro permanente no Centro Pedagógico - CP/EBAP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva do Centro Pedagógico - CP/EBAP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - PPGE/FAE. Integrante dos Grupos de Pesquisas: Relações entre a filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente - FESEX/UFLA e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva e Diversidade - NEPED. 

Perfil - Guilherme Nichols.jpg

GUILHERME NICHOLS (SP)

 

Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2012. Mestre (2016) e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui Habilidade Profissional Técnica em Teatro (2023) pelo SENAC/São Carlos-SP. Atualmente, é Professor de Libras no Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais / Língua Portuguesa no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ator no curta-metragem "Nunca Me Viram Gritar" e na peça "Dois Perdidos: A língua não dita numa relação". Consultor para o espetáculo bilíngue "Balé Anacrônico da Solidão".

34b15886-128d-4eef-9826-a4b096484a14.jpg

JEIMISSON CÉSAR SILVA SANTOS (SE)

 

É aluno do curso de desenho e pintura da Adevise Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise). Diagnosticado com cegueira legal, encontra na arte uma forma de expressão e liberdade. A arte o inspira, e nela encontra refúgio. Hoje, um dos seus maiores objetivos é levar a todos a inspiração além da deficiência. Além de artista visual, Jeimisson é técnico de enfermagem, tendo trabalhado em dois hospitais.

Perfil - Jhennifer Letícia.jpg

JENNIFFER LETÍCIA (SE)

 

Estudante do curso de licenciatura em dança, iniciei com a dança no Grupo Poéticas do movimento com a direção da professora Renata Carvalho, atualmente participo de dois grupos artísticos: Ventania Grupo Artístico, possuindo 5 integrantes (Jenniffer Lisboa, Day Hora, Catarina Duarte, Luca Chaves e Paulo) e o Grupo livre com a direção de Benício Júnior.

Perfil - João Paulo de Oliveira.jpeg

JOÃO PAULO DE OLIVEIRA (CE)

 

Doutorando em Dança (UFBA). Mestre em Literatura Comparada (UFC) . Artista, educador, performer, escritor. Elabora projetos em video-dança e video-performance. É ativista dos direitos das pessoas com deficiência e colaborador do ValePcd, coletivo Lgbt de pessoas com deficiência.

6e31e8d7-c93d-432f-b502-fac0fb37e25d.jpg

KARLA SANTOS - COORDENADORA DO MUSEU DA GENTE SERGIPANA (SE)

​

Graduada em História Licenciatura (2013), pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo (2024), pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). Integrante do Sistema Estadual de Museus de Sergipe -SEM/SE. Coordenadora do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, atuando na área de elaboração e desenvolvimento de ações educativas, bem como na concepção e elaboração de espaços expográfico do Museu. Pesquisadora das seguintes temáticas: História, Cultura e Patrimônio de Sergipe; História e Cultura quilombola em Sergipe; História, memória e Cultura do Quilombo Mocambo de Porto da Folha/Sergipe; História, Memória e Patrimônio do Colégio Atheneu Sergipense; História e Memória do Banco do estado de Sergipe - BANESE; História e memória de Elvaldo Diniz. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, vinculado ao CAPES- UFS (2010- 2013), atuando em escolas da rede estadual de ensino.

Perfil - Lucas Araújo.jpg

LUCAS ARAÚJO (SP)

 

Tradutor Intérprete de Libras Artístico, Ator, Diretor e Produtor .Formado em Artes Cênicas pelo SESI NAC (Núcleo de Artes Cênicas) e pela Escola Atemporal de Artes, especializado em tradução e interpretação de Libras pela Signa no curso "Traduz Aí", atualmente é graduando no curso de Tradução de Libras/Português na UFSCar.

21971159-2c6e-4f7f-8cf2-2b8d862474a5.jpg

LUCAS ARIBÉ (SE)

 

Lucas Aribé Alves (SE) é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação e Novas Tecnologias; é Técnico em Radialismo, Comentarista Esportivo, Músico, Cantor, Consultor de Audiodescrição e de Acessibilidade, Professor de Informática e de Sistema Braille. Fundador do Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência ( Iluminar). Membro do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva ( NUPITA/UFS). Foi membro do Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar Da Pessoa Com Deficiência ( Nupieped/UFS). Ex-vereador de Aracaju/SE por dois mandatos, atuando principalmente na defesa da acessibilidade e da inclusão social.

Perfil - Aislaine Santos - Luca Chaves.jpg

LUCA CHAVES (SE)

 

Luca Chaves tem dedicado os últimos três anos à realização de trabalhos artísticos multifacetados, abrangendo performances, produção de performance, teatro, dança, poesia e declamação. Sua participação como artista no Festival de Artes Integradas do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas evidencia seu envolvimento no cenário cultural. Entre os projetos na categoria de performance, destacam-se obras como 'Amarílis em Risco', 'Alvoroço, Paz e Pedra', 'Vestido de Menino', 'Água no Vazio', 'Para Nascer é Preciso Destruir um Mundo', 'Linha de Partida', 'Suicídio Não', 'Destruição de Barreiras', 'Palavras no Corpo', 'Memórias na Pele', 'Eu, Corpo Lúdico'. Na esfera da produção, Luca contribuiu significativamente com 'Maré em Controvérsia' na Primeira Bienal do Livro em Lagarto-SE. 

Perfil - Lucas Sacramento Resende.jpeg

LUCAS SACRAMENTO (BA)

 

Teatrólogo, docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia, graduado em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de São João del Rei (2015), especializado em Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial na Faculdade Eficaz do Paraná (2016). Mestre em Estudos da Tradução na Universidade de Brasília (2019) Doutor em Literatura na Universidade de Brasília 2023). Foi bolsista na área Institucional do PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de 2013. Tenho experiência nas áreas de Educação de Surdos, Letras, Literatura, Cultura e Artes com Ênfase em Teatro-Dança e Língua Brasileira de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: Categorias do teatro surdo, Língua Brasileira de Sinais, Literatura Surda, Tradução de Libras, Cultura Surda e Visual, Educação Especial com enfoque de Surdez, demais assuntos relacionados com a Educação de Surdos e atua também com ensino e formação em outras instituições.

Perfil - Lucas Wendel Silva Santos.jpeg

LUCAS WENDEL (UFS - SE)

 

É mestre em Educação, Comunicação e Diversidade (PPGED) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); possui graduação em Licenciatura em Teatro pela UFS, atualmente é professor voluntário na UFS pelo Departamento de Teatro; é Coordenador de Arte Educação do Município de Aracaju, Sergipe (COART/SEMED); desde 2017 é mediador do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/UFS) no Grupo de Trabalho Educação, Arte e Diversidade; é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa (GEPELC/UFS).

Perfil 2 - Maria Fernanda Carmim Lima.jpeg

MARIA FERNANDA CARMIM (AM)

 

​Maria Fernanda Carmim, manauara de 20 anos. Atriz, palhaça, cantora, repórter e produtora no sistema de comunicação pública do Amazonas. Bacharelanda em teatro pela Universidade Estadual do Amazonas. Arte-educadora, atriz e audiodescritora narradora no Laboratório de Pesquisa(LAP). Palhaça na Coletiva de Palhaças, atualmente com o espetáculo 7 Gargalhadas - Gira de Palhaças e A voz de Maria Amazonina. Pesquisa a palhaçaria de terreiro amazônida e o corpo afroamazônida, além de investigar a audiodescrição poética com Ananda Guimarães pelo LAP e na Coletiva.

Perfil - Maria Luiza Santos Barbosa.jpeg

MARIA LUIZA (UFS - SE)

 

Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe (DMU/UFS). Professora do curso de Licenciatura EaD da UFBA. Doutora e Mestra em Educação Musical (UFBA), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBPEX/FACINTER), graduada em Música (UFBA) e Pedagogia (UESB). Professora da rede municipal de ensino de Salvador/BA (2012-2022). Líder do grupo de pesquisa Educação Musical, Cognição e Linguagem. Realizou pesquisas no mestrado e doutorado sobre a relação entre a música, dislexia e linguagem verbal, englobando as áreas da Psicolinguística, Neurociências, Educação Musical e Cognição Musical.​

Perfil - Marcia Berselli.jpeg

MARCIA BERSELLI (RS)

 

Graduada em Teatro (2012), Mestre (2014) e Doutora (2019) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas, Centro de Artes e Letras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Pesquisadora do Teatro Flexível, investigando práticas de criação com pessoas com e sem deficiência. Coordenadora do Programa de Extensão Práticas cênicas para todos os corpos. Artista da cena. Coordena e coordenou projetos de pesquisa financiados por agências públicas de fomento, como CNPq, CAPES e FAPERGS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de criação, práticas corporais, acessibilidade e cena acessível.

Perfil - Pedra Silva.JPG

PEDRA SILVA (CE)

 

Graduanda do curso Lic. em Teatro do Instituto Federal do Ceará. É integrante da Orquestra Sagrada, coletiva artístico cultural do Abassá de Omulu Ilê de Iansã e é dramaturgista do projeto de dança “Eaí, população!?”. Nos últimos anos seus trabalhos vêm ganhando espaço no território nacional e internacional, sendo eles: Espanha e Suíça. Consultora da Difusão Cultural do Núcleo de Ação Comunitária e Afirmativa (NACA) do Instituto Mirante. É coordenadora do Programa de Ancestralidades do Corpo (PAC) em parceria com o Museu de Cultura Cearense (MCC). É Coordenadora da Res. Art. Memórias Negre-Natives (2020 – 2022/3°ed) em parceria com o Ateliê Casa Mata (CE). Esteve como professora das encruzilhadas em cursos da área de música, das audiovisualidades, da dança e do teatro em escolas, ong e instituições de arte de Fortaleza, Brasília, Maranhão e São Paulo.

Perfil - Renata Curado.jpg

RENATA CURADO (GO)

 

Renata Curado, é atriz, professora de teatro, pedagoga e pesquisadora das artes da cena. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás-UFG, Pedagogia – FAP, Especialista em Linguagem, Cultura e Ensino pela Universidade Estadual de Goiás-UEG, Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro-UNIRIO e Doutoranda em Performances Culturais-UFG, onde pesquisa dramaturgias acessíveis e a produção de peças teatrais e performances artísticas acessíveis poeticamente, para, com e de pessoas com deficiências, além da reflexão de metodologias para o trabalho de práticas cênicas relacionadas à acessibilidade cultural. Faz parte do Grupo de Dança Diversus, um projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Dança-UFG, onde é artista, pesquisadora, professora de teatro e coordenadora pedagógica. 

Perfil 1 - Renata Mara.jpeg

RENATA MARA (MG)

 

Renata Mara é mineira, artista de dança, docente e pesquisadora praticamente cega. Sendo Referência nacional em práticas e estudos em arte, educação, inclusão e acessibilidade, se apresenta e ministra cursos e oficinas em eventos, festivais e seminários por todo Brasil. Tem se dedicado à construção de metodologias e processos criativos pautados na diversidade humana, para que todos os corpos possam dançar. Atuando no espaço cênico e acadêmico, é doutora em Teatro pela UDESC, mestra em Artes pela EBA UFMG, pós-graduada em Arte Educação e Cultura pela Escola Guignard UEMG e graduada em Psicologia pela PUC Minas.

Perfil Tereza Vilela.jpg

TEREZA CRISTINA (SP)

 

Pedagoga, doutora em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos, professora do atendimento educacional especializado na rede municipal de Brodowski, SP, colaboradora da Revista Emília – Leitores e leituras para um mundo mais igualitário, plural e justo.

Perfil - Thamyle Vieira Machado.JPG

THAMYLE VIEIRA (CE)

 

Mulher cega, ativista do movimento das pessoas com deficiência, Pedagoga, Mestranda em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas pelo Itaú Cultural/UFRGS. Atualmente coordena a Célula de Acessibilidade da SECULT-CE e é consultora em acessibilidade cultural. Integra o grupo de Trabalho em Acessibilidade Cultural do Ceará e compõe o GT de acessibilidade da Funarte.

ed4d5347-1556-47ca-982f-20e4bbbb570f.jpg

VERA SANTOS (SE)

 

é aluna do curso de desenho e pintura da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise). Trabalhava na pesca, é artesã, trabalhando com recicláveis e atualmente está se dedicando à pintura com estilo próprio, cores escuras e definidas.

Perfil - Viviane Louro.JPG

VIVIANE LOURO (PE)

​

Docente do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Neurociência pela UNIFESP; Pós-graduada em psicologia investigativa e criminal profile pela Unyleya; Mestre em educação musical pela UNESP; Bacharel em piano pela FAAM; Técnica em piano pela FASCS; Autora de 14 livros sobre educação musical, inclusão, neurociências e saúde mental. Palestrante em todo território nacional. Criadora do site Música e Inclusão e palestrante do TED Talk (2017).

bottom of page