top of page
Convidada-Thamyle Vieira.jpeg

Thamyle Vieira – Fortaleza CE. mulher cega, Pedagoga, Mestranda em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas - Itaú Cultural/UFRGS. Coordena da Célula de Acessibilidade da SECULT-CE. Consultora em Acessibilidade Cultural e Audiodescrição com atuação em diferentes linguagens artísticas. É integrante do grupo de Trabalho em Acessibilidade Cultural do Ceará e Ativista do movimento das pessoas com deficiência.

MONA RIKUMBI (SP) - Mulher, negra, cadeirante, multiartista e palestrante. Pesquisadora artística a partir das escrevivências, no conceito de Conceição Evaristo (compreendendo a arte a partir das próprias experiências). Ativista das questões raciais, gênero, etarismo e artistas com deficiências. Em julho de 2017, fez história como a primeira negra cadeirante a atuar no Teatro Municipal de São Paulo. Criadora e intérprete da performance Kiua Matamba - Salve a Força dos Ventos!, da Vivência Kitembu é esse?, o do Samba de roda - Os tambores tocam e cantam. Co-produtora do documentário TRANSO_, da afirmação da sexualidade da pessoa com deficiência. Integrante da Cia de Galochas.

GISLANA VALE (CE) - Gislana Vale é doutoranda da Universidade Federal Fluminense. Mestre do Programa de Avaliaçãoo em Políticas Públicas-MAPP da UFC. Especialista em Política Educacional pela UFRN. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986). Atualmente desempenha assessoria e consultoria técnica em instituições educacionais e atua como formadora em ações da educação especial/inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Publicas. É ainda secretária adjunta do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e Baixa Visão (MBMC), membro do fórum de Educação na Diversidade Racial. Representa a Secretaria Municipal de Educação na coordenadoria da mulher. Atua também na formação de equipes que trabalham com o controle social

Renata.jpg

Alcione - Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1991) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2021). Especialista em Pedagogia Terapêutica / Psicopedagogia (1997). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007) e Doutora em Educação na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná (2015). Professora efetiva da UFAC - Universidade Federal do Acre na área de psicologia da educação. Professora pesquisadora na área da sexualidade humana destacando a educação sexual, diversidade sexual e prevenção ao abuso sexual. Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação, Sexualidade e Violência

CARLOS ALBERTO FERREIRA é o Coordenador do IV Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens. É encenador, performer, ator, produtor teatral. Docente Adjunto do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutor em Artes Cênicas pela UFBA; cursou o Doutorado-Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (PDSE-CAPES); Mestre pelo PPGAC-UFBA (2012-2014). Graduado em Artes Cênicas Licenciatura e Bacharelado com ênfase em Direção Teatral e Interpretação, pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006-2011).

JOANA RIBEIRO (RJ) - Professora de Dança e Movimento da Escola de Teatro da Unirio. Integra o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Unirio. Coordenadora do Laboratório Artes do Movimento e do projeto de extensão “Oficina de Teatro Circulando: ateliê de teatro para jovens com transtornos mentais”. Pós-doutora pela Universidade Paris 8, com a qual desenvolve Acordo de Mútua Cooperação. Tem produção artística como bailarina, atriz, coreógrafa, preparadora corporal, diretora de movimento e performer, no Brasil e no exterior. Publicou os livros Klauss Vianna, do coreógrafo ao diretor (2010) e O corpo cênico entre a dança e o teatro, ambos pela Annablume (São Paulo); Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira (Rio de Janeiro: Gramma, 2019) e Preparação corporal, direção de movimento e coreografia nas artes da cena (Rio de Janeiro: Multifoco, 2021).

ARIADNE ANTICO (SP) - Atriz, palhaça, produtora, performer e filha caçula de dona Filomena e seu Vava, dona dos melhores movimentos involuntários e de um andar único, não retilíneo e fora do eixo. Ariadne mergulha no estudo da palhaçaria em 2013, sua formação na área artística se dá através de cursos livres, oficinas e workshops com diversos nomes da palhaçaria nacional e sulamericana.

image.png
image_edited_edited.jpg

Nei Lima - Mestre em Dança, pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Dança – Prodan/UFBA com a pesquisa intitulada “Erre Como Figurinista”. Foi Assessor da Coordenação Geral do Centro Técnico do Teatro Castro Alves (entre os anos 2019 e 2022). Figurinista e Aderecista, já trabalhou para diversos
espetáculos de dança, teatro, cinema. Performer e integrante do Grupo X de Improvisação em Dança. Tem experiência nas áreas de Comunicação com ênfase na produção cultural e de eventos e mediação cultural.

Ananda Guimarães- 26 anos reside em Manaus - AM. Pesquisadora das artes da cena, criou Metodologia Def: práticas pedagógicas de uma professora com baixa visão. Foco de pesquisa na encenação atuando como diretora e Palhaça tendo como foco a plhaçaria contemporânea onde desenvolve pesquisa desde 2016.

RENATA REZENDE (DF) - Professora de Libras, Atriz, Performance, Poeta, produtora , Apresentadora, Tradutora e Intérprete de Libras e SI, Mestra em Estudos da Tradução pela UnB. Idealizadora do Festival Despertacular. Atuou como coordenadora da Cultura Surda do D.F. para a FENEIS. Realizou palestras sobre cultura surda, performance em Libras e Perfovisual. Ministrou oficinas de expresão corporal e performance em Libras e Perfovisual. Ela atuou como atriz em várias peças e filmes. Diretora de cinema: "O corpo da Liberdade"

GLORISMAR GOMES (AC) - Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, SP (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Planalto Norte (FAMEPLAN). Licenciada em Educação Física e Graduada em Fisioterapia, ambas pela Universidade Federal da Paraíba.

MATEUS GONÇALVES (RJ) - Professor de Teatro, Ator e Pesquisador. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC da UFRGS, possui graduação em Educação Artística - Habilitação Artes Cênicas pela mesma Universidade, e especialização em Juventude pela Unisinos/RS. Foi Professor Substituto na UFPel/RS e Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro da URCA/CE, onde também foi Coordenador do Curso. É professor efetivo no Curso Superior de Licenciatura em Teatro do IFF/RJ, onde também atua como professor de Artes junto ao Ensino Médio. É um dos coordenadores do subprojeto Arte (Teatro e Música) junto ao Programa Residência Pedagógica IFF. É colaborador do Grupo de Pesquisa Pedagogias do Teatro do Cariri - URCA/CE e parceiro do Programa de Extensão Gesto da Floresta - UFAC/AC. Coordena o grupo de pesquisa e extensão TOCA - Teatro do Oprimido em Campos dos Goytacazes e dos projetos de extensão TO e Comunidades e TOCA Eventos.

image.png

Aline Vasconcelos Zeymer - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, servidora pública desde 2008, atualmente lotada na Secretaria de Formação, Livro e Leitura, Diretoria de Formação Artística Cultural, Coordenação-Geral de Articulação de Políticas de Cultura e Educação, como Coordenadora de Acessibilidade Cultural

Estudando atualmente a Língua Brasileira de Sinais – Libras” na Academia de Libras - Em andamento

Ex-atleta de alto rendimento de natação paralímpica, de 2019 a 2022 com conquistas de medalhas de ouro, prata e bronze em campeonatos nacionais.

Membra da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência

Membra do Comitê Popular de Pessoas com Deficiência

image.png

Ciane Fernandes- é professora titular da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade; professora também do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA; mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University e Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, New York, onde dançou em 3 companhias de dança e performance, além de projetos interculturais de dança-teatro em Berlim, onde estudou com Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura. Diretora e performer do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro, que fundou em 1997; desde 2009 vem desenvolvendo performances em campo expandido, especialmente em ambientes marítimos, em diálogo com a Somática e a deficiência.

image.png

Daniel Gonçalves (RJ) é formado em jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas. Tem uma deficiência de origem desconhecida que afeta sua coordenação motora. Trabalhou na TV Globo e hoje é sócio da produtora SeuFilme. Dirigiu os curtas-metragens Tem Bala Aí? (2008); Luz Guia (2012); Como Seria? (2014); e Pela Estrada Afora (2015). Meu Nome é Daniel, seu primeiro longa-metragem, foi exibido em mais de 20 festivais, como IDFA, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, Festival de Sydney, Festival de Cartagena e Mostra de Tiradentes. Foi consultor do curta-metragem A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides, dirigido por Jonatas Rubert e premiado no Festival de Gramado de 2021. É consultor e coprodutor de Uma em Mil, longa de estreia de Jonatas e de seu irmão Tiago Puntel Rubert que realizou suas gravações em abril de 2023. Assexybilidade, segundo longa de Daniel, teve sua Premiere brasileira no festival do Rio 2023 e será lançado em circuito em 2024.

image.png
image.png

Djane Borba - Artista multimídia, autodidata, cantora, intérprete e compositora  com experiência internacional que inclui temporadas na Itália,  Portugal e estudos em Nova York. CEO Imaginoart. Instrutora de canto e educadora social. Palestrante, Curadora e Parecerista. Ativista da Criatividade e Diversidade. Co-autora do artigo "Métricas de Espiritualidade e Religião e sua influência na Saúde na perspectiva das Cidades Mil"  (Rodriguez,Paz; Ayres, Claudia; M.K.Bezerra, Luciane; Borba, Djane.  Cidades Mil: Indicadores, Métricas e Casos. 1. ed. São Paulo: Unesco, FFLCH-USP, Prolam-USP, 2022. pag 440 á 463) .Presidente da OSC Rede de Economia Criativa Brasil.

Douglas Leopold (RS) - Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do grupo de pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM), desde o ano de 2019, no qual desenvolveu projetos de extensão relacionados ao ensino do teatro para pessoas surdas (2019-2023) de maneira presencial e remota. Atualmente, é graduando em Pedagogia - Licenciatura Plena (UFSM) e bolsista no projeto Oficinas de Teatro e Dança para pessoas com e sem deficiência (ODH/UFSM). Tem interesse nos seguintes temas: surdez, teatro, escola, acessibilidade e

Drama.

image.png

Edu O.-  é Professor da Escola de Dança da UFBA, coreógrafo, dançarino, escritor e ator. Atualmente, está concluindo  o Doutorado em Difusão do Conhecimento (PPGDC) acerca da relação Dança e Deficiência. É Mestre em Dança pela UFBA (2014), com graduação em Artes Plásticas pela mesma instituição (2001), com especialização em Arteterapia pela UCSal (2004). Colider do Grupo de Pesquisa PORRA.

Diretor do Grupo X de Improvisação em Dança. Desenvolve projetos independentes, com destaque para os espetáculos: Judite quer chorar, mas não consegue!, Odete, traga meus mortos, Ah se eu fosse Marilyn, O Corpo Perturbador, Bonito, Striptease-Bicho, Kilezuuummmm e  a mais recente relaxed performance Nunca Mais Abismos.

Desde 2004, participa do intercâmbio cultural Euphorico, uma produção do Grupo X junto à Cie Artmacadam/França. No período de Junho de 2010 a setembro de 2012, participou do projeto Unlimited, da Candoco Dance Company-Inglaterra, para apresentações em Londres (Laban Dance Centre e Festival Unlimited - Queen Elizabeth Hall/Southbank Centre), esta última em ocasião das Olimpíadas Culturais de Londres, e na China (Centro Nacional de Performance/Pequim e Shanghai Lyceum Theatre/Xangai). Integerou o elenco da Cie Kastor Agile/Lyon nos espetáculos Tempete 13º Sud (2009) e Cosme e Damião (2013). Em 2007, participou do espetáculo Joy Lab research, do coreógrafo americano Alito Alessi.

Possui experiência na área de Artes com ênfase em Dança, atuando nos seguintes temas: dança, deficiência, improvisação e política cultural. Tem projetos na área de arte-educação, ministrando oficinas de dança e artesanato para pessoas com deficiência. Organizador do Livro do X (2019), em parceria com Fafá Daltro. Co-autor dos livros "Feito à Mão" (2021), "Dança como mediação educacional para diversidade e ações afirmativas I" (2018), "Elementos do Movimento na Dança" (2017), "Bonito" (2017), "Despertando Judites: experiências de criar e aprender danças com crianças" (2014) e autor de "Judite quer chorar, mas não consegue!" (2013).

image.png

Flavio da Conceição - é professor do Curso de Teatro e do PPGAC da UFAC, coordenador do Programa de Pesquisa e Extensão GESTO da Floresta. É doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO, mestre em Ciência da Arte pela UFF, possui graduação em Pedagogia e licenciatura em Teatro.

image_edited.jpg

Wesley Freelipe (DF)- é gerente de projetos em tecnologias e acessibilidade, ator e diretor de espetáculos. Especialista em Gestão da Educação, Gestão de Projetos e Tradução, atuou como mediador e coordenador em cursos de formação de professores e tecnologia no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Laboratório de Educação e Comunicação em Saúde (ECOS) e intérprete de LIBRAS no Instituto Federal de Brasília (IFB), além de instituições privadas. Na área artística realiza interpretação cultural em LIBRAS, performances, dirige curtas-metragens e idealização de campanhas e festivais de dança e teatro feito por pessoas surdas.

image.png

JEFFERSON FERNANDES ALVES- Graduado em Pedagogia com mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Educação (UFRN). Pós-Doutorado com um estudo sobre teatro e audiodescrição (UECE). Professor Associado do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da UFRN. Professor do Estágio Supervisionado de Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em Educação Especial e Artes Cênicas da UFRN. Coordenou o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância/UFRN (2013-2022) e assumiu a direção do Centro de Educação da UFRN (2019-2023). Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Artes do Centro de Educação/UFRN. É membro da Rede Interuniversitária de Acessibilidade Cultural (RIACULT). Colaborador da Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ) e organizador e e membro da comissão científica do Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural.   Como artista, é membro (e encenador) do Grupo Estandarte de Teatro - Natal/RN. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no Teatro, nos seguintes temas:   Acessibilidade Cultural, Teatro e Sensorialidade, Teatro e Audiodescrição. 

image_edited.png

João Paulo Lima - é artista, educador e escritor. Doutorando em Dança (UFBA). Mestre em Literatura Comparada (UFC) Técnico em dança contemporânea e assessor de acessibilidade. Desenvolve suas pesquisas sobre corporeidades diversas. É ativista dos direitos das pessoas com deficiência e colaborador de coletivos nacionais de artistas com deficiência. 

image.png

Marcia Berselli (RS) -  é professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: Práticas Cênicas e Acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Artista da cena. 

Imagem do WhatsApp de 2023-11-26 à(s) 16.11.51_b2174878.jpg

Marlini Dorneles de Lima - Artista , dançarina,capoeirista e professora associada do Curso de Licenciatura em Dança, do curso de licenciatura em Educação Intercultural junto ao Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) e do Programa de Pós graduação em Artes da Cena da EMAC-Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Artes pela UnB; Integrante do Núcleo Coletivo 22 e do Núcleo de Investigação Cênica Coletivo 22 (NUPICC), Capoeirista do Projeto de capoeira angola Águas de Menino, coordenadora do Laboratório de Práticas Artes e Movimentos e Inclusão de Goiás- PR’AMIGO e diretora artística  e dançarina do Grupo de Dança Diversus (GDD).

patriciacaetano.jpeg

Patricia Caetano - é artista-professora-pesquisadora do curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Educadora do Movimento Somático certificada pela The School for Body-Mind Centeringsm. Desde 2019, desenvolve o projeto artístico Encant'águas: Mnemo-Travessia Ritual através de percursos performativos das águas em meios urbanos.

IMG-20231103-WA0046.jpg

Valeska Alvim - é artista, coreógrafa e professora. Atualmente é docente na Universidade Federal do Acre (UFAC), concentrando suas atividades prioritariamente no curso de formação de professores em Artes Cênicas.  Coordena o grupo de  extensão em Artes Cênicas (Nois da Casa), coordenadora também do grupo de pesquisa Poéticas do Corpo, Memória e Performatividade.  Representante do Estado do Acre na FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil.

bottom of page